BEBEDOURO OU POTE?


Porquinhos da índia precisam de bebedouro, potes são um risco à saúde dos porquinhos e vamos explicar o por quê.
Porquinhos da índia tem propensão à uma doença de pele chamada micose, ela é causada pela proliferação descontrolada de fungos na pele, que se alimentam dos tecidos cutâneo. Micose causa coceira, cascas brancas, perca/falha na pelagem, feridas, infecções, entre outros agravantes. Esses fungos dependem de umidade pra se desenvolver, e de onde vem essa umidade? Do pote de água, do banho ou da urina no caso de forração inadequada. Fora o problema de pele, já houve relatos de porquinhos que aspiraram a água e acabaram com pneumonia e até mesmo morreram afogados. Ao correr e pipocar um porco feliz pode pisar na água e ficar molhado.
Porque isso acontece? Eles não tem a língua comprida como cães e gatos e têm que colocar a boca dentro da água pra beber, suas línguas parecem mini salsichinhas gordas e curtas que mal saem da boca, por isso o bebedouro é a opção mais segura.
"Mas meu pig não bebe no bebedouro"
Não bebe porque você não é firme o bastante e dá a eles opções. Eles retiram 90% da água dos alimentos. Nenhum animal saudável vai deixar de beber água se tiver sede e disponível uma fonte de água fresca!
Eles podem resistir, mas cedo ou tarde quando a sede apertar eles vão beber no bebedouro.
Porco que não bebe no bebedouro é pq o tutor não quer e/ou o porco adestrou bem.
Obs. Não usem bebedouros com ponta de vidro (para hamsters) a mordida dos porquinhos é mto mais forte e podem quebrar a ponta tendo cortes na boca.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA GLÂNDULA SEBÁCEA?

A glândula sebácea é mais facilmente vista em animais de pelo claro

O que é a "glândula sebácea"?

É uma glândula produtora de gordura localizada na parte final da coluna vertebral dos porquinhos, logo acima do ânus ou onde sua cauda deveria estar (se houvesse).
Tanto os machos quanto as fêmeas têm essa área (a glândula sebácea das porcas não é tão ativa quanto a dos porcos)

Então, qual é o seu propósito?

Os porquinhos da Índia usam sua glândula sebácea principalmente para marcar seu território. Geralmente secretam uma substância oleosa que se torna sólida após ser fixada a uma superfície por algum tempo.

Como faço para limpar a glândula de sebácea?

A gordura pode formar nós e grumos nos pêlos, talvez seja necessário apará-los um pouco ao redor, se você tiver um porquinho de pêlos longos.
Para limpeza, em si, pode usar um pouco de óleo de mineral no local. Deixe por um tempo; isso amolecerá a gordura para facilitar a sua remoção. Em seguida, molhe um pouco a área, passe apenas algumas gotas de sabonete ou shampoo neutro, esfregando suavemente para soltar as impurezas e depois enxágue completamente.

Precisa ser limpa com que frequência?

Depende totalmente da atividade das glândulas sebáceas do seu porquinho. Enquanto em algumas porcos o acúmulo de gordura pode ser muito rápido, mas para outros, pode ser bem lento.

E se eu não limpar?

Se não for limpo, pode levar ao um entupimento da glândula, causando irritação ou infecção, e você precisaria consultar um veterinário para iniciar tratamento adequado.
Glândula sebácea saudável em macho


Abcesso causado por 'entupimento' da glândula não tratado á tempo





Artigos mais visitados:

O que é a Sociedade Brasileira dos Porquinhos da Índia?

  O que é a Sociedade Brasileira dos Porquinhos da Índia? Um grupo de pessoas que amam e dedicam seu tempo e estudo a essa espécie de animai...