ALIMENTOS GELADOS UM PERIGO REAL!



Por serem roedores herbívoros porquinhos da índia possuem um intestino muito comprido (muito mesmo comparado ao tamanho do corpo deles).
Quando oferecemos água, sucos ou alimentos gelados a temperatura baixa causa choque térmico interno, baixa a imunidade do animal o que pode causar doenças respiratórias e atrapalha o movimento peristáltico do porquinho.

Mas o que é isso?

Os movimentos peristálticos são movimentos involuntários de certos órgãos, como o esôfago, intestino, etc. Esse movimento é impulsionado pela musculatura lisa e coordenado pelo sistema nervoso autônomo, por todo o tubo digestório, iniciando-se no esôfago e terminando no reto. Ele é responsável por toda a digestão, impulsionando os alimentos e depois o bolo fecal pra saída. Acho que já conseguem imaginar o que acontece quando esse movimento é prejudicado né?
Fica tudo parado ou mais lento, os alimentos ficam mais tempo no corpo do que deveriam, e acabam se decompondo mais rápido gerando bactérias e gases dentro dos pigs, podendo levar até mesmo à uma constipação e obstrução intestinal.
Sucos e alimentos gelados são prejudiciais!
Mantenha a temperatura sempre ambiente e aposte na boa e velha água fresca sempre disponível. Ela é a melhor opção!

QUAL MEDICAMENTO FOI USADO??




foto: https://squeaksandnibbles.com/


Quando você levar seus bebês ao veterinário, é fundamental que você saiba e/ou tenha anotado toda medicação que foi usada nele. 

Porque alguns medicamentos são tóxicos pra porquinhos da índia. Mesmo quando achamos veterinários especializados em animais exóticos, isso abrange uma quantidade ENORME de espécies, e as vezes os veterinários não estão capacitados adequadamente pra lidar com uma espécie em específico, (isso não é demérito nenhum), infelizmente é comum e causa sérios problemas, inclusive vários porquinhos vão à óbito pela medicação errada

Antes que se perguntem se não devem confiar nos veterinários, vocês devem sim! Eles são fundamentais pra saúde dos seus animais. Mas é importante saber quais medicamentos foram usados, pra questões de emergências. Imaginem a seguinte situação, vc foi ao veterinário, o mesmo aplica alguns medicamentos e receita outros pra vc dar em casa, é sábado à noite e ele simplesmente passa mto mal, ou se machuca gravemente, você tem que buscar um veterinário o mais rápido possível, mas o veterinário que te atendeu ontem, não atende suas ligações e vc precisa levar seu porquinho pra outro veterinário de plantão. Chegando lá ninguém sabe que medicação está no corpo do pig, e isso além de dificultar o diagnóstico pode colocar em risco a vida dele caso seja aplicado outro medicamento que não possa ser usado junto com o outro. Aí danosse né? Cuidar deles da trabalho, não pensem que somos pessimistas e só pensamos no pior dos cenários, mas como quem ama porcos, nós esperamos sempre o melhor mas estamos sempre PREPARADOS para o pior! Então não tenham medo de perguntar, não tenham medo de pedir pro veterinário anotar o que ele usou, isso inclusive é um direito seu!
Não esqueçam. Saibam sempre o que tem no corpinho deles.
Dica: Tenham uma agenda, nela você anota tudo que acontece com seu porco, assim como a pesagem semanal, se notou alguma coisa suspeita que pode ser um sintoma, quando ficaram doentes, medicações usadas, igual à um diário mesmo.


Artigos mais visitados:

O que é a Sociedade Brasileira dos Porquinhos da Índia?

  O que é a Sociedade Brasileira dos Porquinhos da Índia? Um grupo de pessoas que amam e dedicam seu tempo e estudo a essa espécie de animai...