Oferecer petiscos é uma ótima forma de demonstrar carinho pelo seu pet, conquistar sua confiança, criar laços, reforçar comportamentos positivos e até mesmo uma forma de interagir e ensinar alguns truques para eles. Mas como tudo deve-se ter cuidado, tanto com o tipo de petisco que se oferece como a quantidade.
Petiscosubstantivo masculino
1. ANTIGO fuzil com que se feria lume na pederneira.
2. Iguaria apetitosa servida enquanto se espera a refeição principal; tira-gosto; comida muito saborosa, preparada com apuro; gulodice.
3. INFORMAL indivíduo cheio de pretensões, mas ridículo.
Por via de regra qualquer alimento da dieta pode servir como petisco se dado fora de hora. Tome cuidado, tanto com o tipo de petisco como a quantidade.
Como o nome já diz o petisco é uma guloseima, muito palatável, com pouco ou nenhum valor nutritivo e que por vezes causa grandes problemas de saúde por ser consumido em excesso em todas as espécies animais, inclusive no ser humano. Entre os vários problemas que o excesso de petiscos pode causar estão a obesidade, a diabetes, problemas renais e hepáticos.
Considere que a quantidade ideal de petiscos para porquinhos seria proporcionalmente um ou dois bombons para um humano adulto. Mas é possível aumentar a quantidade dos petiscos sem causar problemas na dieta, para isso você pode usar os alimentos da porção diária (um copo americano de alimento natural por porco) fornecendo á eles entre as refeições. Por exemplo, se na terça-feira você iria fornecer 4 rodelas de cenoura entre os outros legumes e vegetais das refeições principais, você deixa essas rodelas para oferecer como petisco. Assim mantém a mesma quantidade de alimentos da dieta e ainda assim fornece um petisco para agradar seu pet. A ração pode ser usada da mesma forma, e ao invés de fornecer uma porção de uma vez só durante a refeição, pode substituir e fornecer a mesma quantidade, porém de grão em grão.
Além dos alimentos frescos naturais já listados antes em outro artigo da página (https://www.facebook.com/sociedadedosporquinhosdaindia/posts/169865458042194), uma opção são as frutas, ervas e flores desidratadas. São encontradas com facilidade em casas de produtos naturais, mas não confunda com frutas cristalizadas! Estas jamais devem ser oferecidas!! Crocantes, são muito atraentes para os porquinhos, porém deve-se tomar cuidado pois ao contrário do que se pensa, sua durabilidade pode ser comprometida se armazenadas de forma inadequada e são facilmente contaminadas com fungos que podem estar invisíveis, mas ainda podem causar problemas de saúde consideráveis. Procure por ervas, flores e frutas desidratadas em pedaços maiores ou que estejam mais integras, evitando o excesso de pó que pode causar problemas respiratórios (é recomendado peneirar o excesso por segurança independente da integridade em que se encontram). É preciso também um cuidado especial com a quantidade, a desidratação tende a diminuir o tamanho dos alimentos como a maçã, porém uma fatia desidratada ainda equivale ao mesmo pedaço da fruta fresca. Um dos benefícios da desidratação das frutas como maçã, laranja e abacaxi, é que se perde UM POUCO da acidez, que ainda pode causar feridas na boca, mas sua ocorrência é relativamente menor comparada à quando é oferecida a fruta in natura, porém alguns nutrientes se perdem no processo, então cabe ao tutor ponderar qual é a melhor opção para seu porquinho.
Quando oferecidas como petisco, as frutas sempre devem ser consideradas como parte da dieta, sejam desidratadas ou não, podendo ser oferecidas no máximo 2x na semana e em pequena quantidade.
RESSALTAMOS QUE RECOMENDAMOS SEMPRE O USO DOS ALIMENTOS FRESCOS.
Evite produtos industrializados, a grande maioria contem corantes, conservantes, ingredientes inapropriados como grãos, corantes, conservantes, glúten, produtos de origem animal e até mesmo substancias como cola branca e melado.
Existe no mercado o feno de capim pelletizado, apesar de teoricamente ele ser nutricionalmente similar ao feno de capim comum podendo ser consumido em maior quantidade, além de não gerar muito interesse nos porquinhos, muitas empresas acrescentam outras gramíneas como a alfafa, além de conservantes e corantes o que também pode fazer mal ao seu porquinho ao longo do tempo. Então apesar de como as frutas, ervas e flores desidratadas ser uma opção, ainda é algo que requer algum cuidado e recomendamos evitar por precaução.
Já o capim fresco é a melhor das opções! Além de ser nutricionalmente importante, assim como o feno, os porquinhos adoram, pode ser consumido sem restrições e ainda desgasta os dentes de forma satisfatória. Para usar o capim fresco como petisco, sugerimos que use uma tesoura para cortar o capim já higienizado em pequenos quadrados de cerca de 2 a 5 cm, o que o torna menor e mais fácil de manusear para oferecer como recompensa ao seu porquinho sem que ele fique um tempão focado em comer ao invés de prestar a atenção em você.
Outra opção são os biscoitos caseiros feitos com ração triturada e banana ou legumes, basta misturá-los até formar uma massa homogênea, modelar e levar ao forno até que fiquem firmes e levemente dourados.
Não esqueça! Feno/capim e água fresca disponível 24h por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário